A Análise Preliminar de Riscos é basicamente um estudo antecipado e detalhado sobre todas as etapas do trabalho a serem executadas em determinado local. Isso se dá com o fim de identificar seus possíveis problemas ou riscos para as pessoas, para o meio ambiente, para o patrimônio, para a imagem e para os serviços da empresa.
Após a identificação dos riscos envolvidos em cada atividade, assim como os possíveis problemas e acidentes, deve ser elaborado um documento que conste quais são as medidas que devem ser colocadas em ação diante de cada tipo de problema, a fim de controlar e neutralizá-lo.
Portanto, é essencial que toda a equipe envolvida nas atividades de risco tenham acesso e conheçam esse documento, pois assim saberão o que fazer, o que não fazer e como agir em situações de risco. Dessa forma, obtém-se um ambiente de trabalho mais seguro.
Além disso, a APR pode e deve ser aplicada juntamente a outras técnicas de avaliação, gerenciamento e controle, podendo ser utilizada em diversos tipos de atividades.
A APR é uma das técnicas mais utilizadas atualmente, e devido à sua alta eficácia e pelo envolvimento de diversos profissionais, faz parte do cotidiano tanto de profissionais, como de estudantes do setor de segurança e saúde do trabalho. A APR é uma ferramenta essencial para manutenção da segurança dos colaboradores.
Informações de contato